top of page
  • Foto do escritorGoianArte

OS FRANCESES SEMPRE COBIÇARAM O BRASIL

Atualizado: 4 de out. de 2023


Richelieu no cerco

Desde a descoberta do Brasil que os Franceses tentam tomar posse, em todo ou em parte do território brasileiro.


Logo no início os franceses contestaram a divisão entre Portugal e Espanha do tratado de Tordesilhas de 1494.

Desde então, os franceses sempre tentaram estabelecer algum domínio no território do Brasil.


Inicialmente, devido à pouca ocupação do território por portugueses, os franceses estabeleceram relações com os índios que comerciavam a troco de quinquilharias o precioso "PAU-DE-TINTA", como chamavam o Pau-brasil, que era usado para tingir os famosos tecidos produzidos no Norte de França e na Inglaterra.


Os navegantes do Norte de França, rapidamente começaram a enriquecer com esse negócio, atraindo intrépidos aventureiros que buscavam a sorte arriscando a vida nessas viagens a terras de Vera Cruz como se chamava o Brasil na época.


É então que alguns iniciam a época da pirataria europeia, atacando e roubando os carregamentos de navios que viajavam entre a Europa e as Américas.


Mapa Brasil

Mapa do Brasil com invasão de piratas franceses datado de 1543


Para viajar entre a Europa e as Américas eram necessários mapas que tinham as informações astrais, chamados de "Mapas de marear" que eram raros e mantidos na posse dos capitães que os protegiam como tesouros e mantinham longe dos olhares de todos e que, muitas das vezes, os defendiam com a própria vida.

Mapa do Mundo

Primeiro mapa de marear com representação do Brasil datado de 1500


Esses mapas criados em Pergaminhos (pele de cabra) resistiam ao uso e aos maus tratos próprios das viagens e muitos deles tinham informações secretas e codificadas que só o dono conhecia.


Alguns navegantes faziam eles próprios os seus mapas, com as informações que eles recolhiam, principalmente informações mais pormenorizadas de alguns locais da costa.

Esses mapas desenhados durante as viagens à mão, são ainda mais raros e poucos chegaram até nós, contudo são muito interessantes porque nos permitem conhecer com mais pormenor algumas regiões e quais os locais que mais lhes interessavam.

Manuscrito Bahia de todos os Santos

Bahia de Todos os Santos mapa datado de 1631


Mapa Maranhão

Mapa de toda a costa do Brasil - Maranhão - datado de 1627


Com o tempo surgiram pessoas com conhecimentos de astronomia, que se dedicaram a recolher informações entre marinheiros e espiões enviados às cortes portuguesas e espanholas e, na posse dessas informações, criavam mapas que iam evoluindo à medida que as informações eram obtidas.

Mapa América Europa

O porto mais utilizado pelos navegantes franceses como ponto de partida e chegada era o da cidade de Dieppe no Norte de França, e é nessa cidade que se estabelece uma escola de desenhadores de mapas, que se tornou famosa pela qualidade dos mapas aí criados.

Piratas corços tesouro

Foi também grande o apoio e financiamento real à escola de Dieppe onde criaram inúmeros mapas do Brasil e do mundo, uns para orientar os navegantes outros para exibir como sinal de riqueza e poder.



Pirata brasileiro



Os piratas que assaltavam o Brasil e os navios que transportavam as riquezas para Portugal e Espanha, foram apoiados pelos reis de França, que lhes deram autorização real para assaltarem todos esses navios com proteção real, dando um documento que se denominava CARTAS DE CORSO.

Esses piratas passaram a ser chamados de CORSÁRIOS, e aumentaram o seu número com piratas ingleses e holandeses que se juntaram aos franceses atacando eles também esses cargueiros.

Mapa de piratas

A GoianArte reúniu e disponibiliza para decoração, a grande maioria dos mais significativos mapas criados desde então.


De entre esses mapas estão mapas, manuscritos, ou impressos que tinham ambas as funções de serem utilizados para orientação das navegações e outros que eram usados para decoração, que no seu conjunto nos relatam grande parte da história do Brasil, incluindo as tentativas realizadas por franceses e holandeses de tomar para si território brasileiro.


Mapas que podem ser adquiridos na nossa loja, sendo que alguns são verdadeiras raridades que são divulgados e disponibilizados em reproduções de grande qualidade pela primeira vez no Brasil.

Richelieu pirata

Um dos mapas mais curiosos foi este criado para o Cardeal de Richelieu, mais conhecido por ter criado a guarda real a que pertenciam os "3 mosqueteiros" e por ter sido ideólogo do Absolutismo onde o Rei possuía todos os poderes.


Cardeal que exibia com muito orgulho as suas vestes de vermelho intenso tintadas com corante de Pau Brasil.

Mapa Mundo

Mapa do Cardeal de Richelieu datado de 1634

Neste mapa, podemos observar o seu escudo de armas e a grande riqueza de ornamentos, que evidenciam ser destinado a ser exibido como sinal de riqueza e poder.


Na época os franceses tinham ainda a pretensão de recuperar a posse do Maranhão e da cidade de São Luís, cujo nome é uma homenagem ao Rei da França.

Mapa Maranhão

Mapa holandês de S. Luis Maranhão datado de 1647


Mapa s. Luis Maranhão

Gravura da planta da cidade de S. Luís do Maranhão datada de 1698


Pintura Maranhão

Pintura de São Luis do Maranhão datada de 1665

Mapa Rio de Janeiro

Mas a cobiça dos franceses não se limitava ao Maranhão, atacaram e tomaram várias outras cidades da costa, como o Rio de Janeiro, onde chegaram mesmo a fundar uma colônia a que chamaram de França Antártica.


Todas as tentativas foram rechaçadas por armadas portuguesas, que atacavam os franceses, que normalmente eram apenas piratas, mercenários mais em busca de fortuna que de territórios para se estabelecerem.


Piratas / corsários que não queriam lutas heroicas por possessão de terras mas presas fáceis e pouco combativas como os pesados e lentos navios cargueiros que se moviam lentamente em direção da Europa.



Um dos ataques mais conhecidos foi em 1711 quando fizeram reféns os habitantes do Rio de Janeiro que só libertaram após pagamento de um enorme resgate.


Batalha naval Rio de Janeiro

Durante séculos foram vários os ataques e tentativas de tomar para a França territórios do Brasil ao longo de toda a costa e, talvez os menos conhecidos sejam os que fizeram mais a sul, quando piratas/corsos atacaram a cidade de Desterro hoje conhecida como Florianópolis.

Ilha de S. Catarina
Ilha de Santa Catarina

Apesar de todas as tentativas os franceses nunca conseguiram de fato tomar para si território Brasileiro, mas as suas pretensões não se extinguiram e ainda hoje os franceses cobiçam o Brasil e se houver uma oportunidade eles voltarão.

Todas as imagens aqui apresentadas estão disponíveis na nossa loja para decoração, se quiser saber mais sobre cada uma delas basta clicar na imagem.



Qualquer informação adicional pode contatar conosco por email, ou pode também se inscrever como cliente VIP para ter acesso a lançamentos exclusivos e preços vantajosos.





37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page