top of page
  • Foto do escritorGoianArte

Talvez você não saiba mas, a escultura LA PIETÁ de Miguel Angelo está em Brasília

Atualizado: 5 de out. de 2023


Fotografia de TUTATUX

MICHAEL ANGELUS BONAROTUS ou em Português Miguel Angelo Buonarroti, foi pintor, escultor, arquiteto sendo talvez o artista mais icônico do período artístico que chamamos de Renascença e uma das suas obras mestras pode ser apreciada em Brasília.

Miguel Angelo
Miguel Angelo

Miguel Angelo nasceu no ano de 1475 em Caprese, região do norte da atual Itália.

Seu pai era um conceituado administrador civil da região onde tinha uma pequena fazenda e uma pedreira de mármore.

O que sem duvida deve ter contribuído para o seu entendimento da qualidade da pedra e do seu modo de trabalhar.

Ainda jovem seu pai mandou-o estudar em Florença, contudo ele pouco se dedicava aos estudos, preferindo fazer cópias de pinturas religiosas das igrejas e passar o tempo na companhia de pintores e escritores.


Na época Florença era o mais importante centro de cultura e arte da Europa, governada pela família de banqueiros Médici que despendia enormes quantidades de dinheiro para financiar artistas.

Aos 13 anos Miguel Angelo, foi trabalhar como aprendiz com o famoso Domenico Ghirlandaio, que estava encarregado de executar os afrescos das paredes da Capela Sistina em Roma.

Aos 15 anos Miguel Angelo já integrava a Platonic Academy, academia cultural de teor humanista, fundada e patrocinada pela família Médici.


E é apenas com 15 anos que esculpe duas obras que impressionaram os seus patronos Médici e toda a comunidade artística de Florença.

Nossa senhora dos passos e a Batalha dos centauros


Miguel Angelo ESCULTURA
escultura Miguel Angelo















Como frequentemente acontece com os que têm valor, outros artistas mais velhos que tentavam se impor na comunidade, começaram a sentir inveja do jovem Miguel Angelo que ganhava notoriedade com a sua grande arte.


Foi por isso que outro artista, Pietro Torrigiano o agrediu tendo quebrado o seu nariz tendo marcado a fisionomia do artista para o resto da vida.


Entretanto Florença iniciou um período de grande turbulência política, após a morte do seu patrono que motivou a sua saída de Florença,viajando para Veneza, Bolonha e realizando esculturas em várias cidades enquanto a sua fama crescia.


Até que em 1497 apenas com 22 anos, o Cardeal Jean de Bilhères-Lagraulas embaixador de França no Vaticano lhe encomenda uma imagem de Nossa Senhora com Cristo morto descido da cruz.

Miguel Angelo cria então a grande Obra de Arte de "La Pietá" que está na Basílica de S. Pedro no Vaticano.

A imagem causou tanta admiração que na época o pintor e arquiteto Vasari disse:


"É certamente um milagre que um bloco de pedra sem forma possa ter sido reduzido a uma perfeição que a natureza dificilmente é capaz de criar na carne."


La Pietá Roma

E agora chegamos à parte mais interessante deste texto, onde você que chegou aqui, se está interrogando porque razão o titulo diz que "La Pietá" está em Brasília e sabemos que na verdade está na Basílica de S. Pedro no Vaticano?


O casal Paulo Xavier e Carmem Morum Xavier,

ofereceram à Catedral de Brasília uma cópia exata da Pietá original que está no Vaticano. Foi produzida pelo Museu do Vaticano, com mármore em pó e resina e consumiu 3 anos de trabalho dos técnicos do museu.


No dia 21 de dezembro de 1989, foi exposta pela primeira vez na Catedral de Brasília a cópia exata de "La Pietá" de Miguel Angelo.

A escultura foi abençoada pelo Papa João Paulo II quando da sua viagem ao Brasil.

La Pietá Brasilia

O fotógrafo europeu TUTATUX, representado na América do Sul exclusivamente pela ®Goinarte, durante a sua estadia em Brasília, realizou esta fotografia que disponibilizamos na loja.

Esta fotografia é uma fantástica imagem, que como objeto de decoração será um elegante ato de partilha cultural entre gerações, que ajudará a criar um ambiente rico em temas religiosos que inspiram a apreciar a verdadeira Arte.

David Miguel Angelo

Miguel Angelo criou muitas outras maravilhas da arte Renascentista, como a enorme estátua de David...

capela sistina Miguel Angelo

o afresco do Altar Mor da Capela Sistina, e o teto da mesma capela situada em Roma.

capela sistina Miguel Angelo

Ter a possibilidade de observar a réplica exata da escultura "La Pietá" em Brasília é uma oportunidade que não se deve perder, porque só vendo de perto se pode entender a capacidade artística do grande mestre da arte da Renascença.

O fato de estar na Catedral de Niemayer oferece a oportunidade única de sentir como a arte e a religião se podem unir para transmitir sensações tão profundas.

Se nunca foi não deixe de visitar a Catedral de Brasília e apreciar a obra de Miguel Angelo e de Niemayer.


Utilizada para decorar a fotografia da escultura de "La Pietá" de Brasilia será um contributo para criar um ambiente requintado e exclusivo que motiva curiosidade e estimula o convívio. Os seus amigos, colaboradores ou clientes vão admirar e relembrar, no futuro, esse requintado e raro elemento de decoração no seu espaço.



LA PIETÁ de Miguel Angelo decoração

89 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page