top of page
  • Foto do escritorGoianArte

Restauração de imagem para decoração

Atualizado: 23 de fev. de 2023

RESTAURAÇÃO DE DOCUMENTO DA AMAZÔNIA COM MAIS DE 400 ANOS


A ®Goianarte disponibiliza muitas reproduções de imagens históricas que relatam a história do Brasil e da humanidade, imagens que foram criadas há milênios ou séculos.

Devido à idade os originais apresentam danos que impedem a apreciação da imagem, por essa razão algumas são submetidas a algum processo de restauração para que, sem adulterar ou desvirtuar a imagem original, sejam qualificadas para serem utilizadas na decoração.


A maioria dos documentos antigos apresentam deteriorações causadas pelo passar do tempo e, principalmente, pela utilização humana.


Todos os materiais, de suporte, papiros, peles de animais (pergaminhos), Papéis, etc. sofrem algum tipo de deterioração provocadas por alterações químicas, temperaturas, exposição à luz, manuseamento.


Os documentos antigos chegam às nossas mãos, na grande maioria, apresentando várias alterações que por vezes impossibilitam mesmo a restauração.



Imagem original - Imagem restaurada


Contudo algumas imagens podem ser trabalhadas e, quando se pretende usufruir da imagem como objeto decorativo, pode ser executada uma restauração digital, o que nos permite olhar a imagem como ela seria no momento da sua criação sem intervir diretamente no original.


Para restaurar uma imagem que apresenta danos extensos como a que apresentamos aqui, é necessário muito mais que usar um programa de edição de imagem avançado.


Começa por um trabalho de investigação e enquadramento histórico onde se analisa a época e as técnicas utilizadas para executar a imagem, em seguida é feita uma análise sobre os efeitos do tempo e da utilização humana nos suportes e corantes que causam distorções na coloração dos materiais de base e nas cores.

Só após essa análise se parte para a reconstrução/restauração da imagem.

Todo este processo pode levar vários dias ou até semanas de pesquisas, e a execução digital pode absorver vários dias, dependendo do estado do original.


No caso que aqui partilhamos, todo o processo consumiu 3 semanas de trabalho, para atingir o resultado final.


O documento que aqui partilhamos, é uma imagem que descreve o Rio Amazonas criado no ano de 1600, de que existe apenas um original que está em condições de grande fragilidade, apresentando perda total de parte da camada de tintas e cores deterioradas por agentes ambientais e manuseamento como se pode ver nas imagens.



Danos apresentados pelo original


Após algumas investigações, procedemos então ao trabalho de restaurar/recuperar a imagem digitalmente.

Primeiro foram medidas as cores e calculado um padrão de desvio causado pelo tempo, após isso, foram preenchidos os espaços sem cor, tendo em consideração as cores próximas aplicando o desvio cromático.



Evolução do processo de restauração


Em alguns espaços foi necessário recriar a imagem sendo isso feito considerando o contexto, a representação gráfica e o resultado de algumas investigações realizadas.

E foi desse jeito, que ao fim de alguns dias obtivemos uma imagem que estará muito próxima do que teria sido a imagem no momento da sua criação.


Depois deste trabalho a imagem tratada está disponível para ser utilizada como objeto de decoração no site da ®Goianarte.


Esta imagem final é única, pois que se saiba não foi realizada qualquer outra restauração do original, existindo apenas algumas cópias de baixa qualidade e com alterações evidentes do conteúdo. Este é o tipo de trabalho que a ®Goianarte executa nas imagens históricas que disponibiliza para decoração no site, depois de restaurar respeitando o original sem o descaracterizar ou desvirtuar adicionando valor.

Aceda à imagem clicando aqui Para apreciar outras imagens históricas disponibilizadas pela ®Goianarte, visite o site www.goianarte.com onde pode aceder a milhares de imagens para decorar o seu espaço ou oferecer a alguém como presente.


Contacte conosco se quiser saber algo sobre as nossas imagens ou se tiver em mente algo que não encontrou no site, temos um grande acervo ainda não disponibilizado em processo de tratamento, pode ser que tenhamos o que procura.

155 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo

3件のコメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
ゲスト
3月08日

Belíssimo.

いいね!

ゲスト
1月11日
5つ星のうち5と評価されています。

fantástico

いいね!

ゲスト
2023年5月07日
5つ星のうち5と評価されています。

curioso, nunca soube desse mapa

いいね!
bottom of page