top of page
  • Foto do escritorGoianArte

Pátria é um patrimônio que se transmite entre as gerações do Brasil desde Cabral

Atualizado: 8 de mar.


CRIANDO UMA PÁTRIA BRASIL

A história é o cimento que edifica esse sentimento de pertença a uma Pátria, onde todos os cidadãos de um espaço recebem dos antepassados os valores culturais, experiência e patrimônio, os valorizam e transmitem às gerações futuras.

Para ilustrar esse patrimônio de todos, que nos foi transmitido pelos nossos antepassados, temos os documentos que nos deixaram e que relatam essa construção de uma Pátria comum.


O momento mais importante da vida de todos nós é o nascimento, o momento em que iniciamos a nossa existência como seres, pertencentes, a uma família, a uma comunidade, a um espaço e a uma Pátria. Apesar de nem sempre pensarmos nisso, esse é o instante em que tomamos o nosso lugar nessa corrente histórica, em que nos é transmitido um patrimônio material e imaterial que nos faz pertencer a uma grande família comum a que chamamos de Pátria.


Poucos são os países que podem definir o momento e o espaço que define o nascimento da sua existência como Pátria. Na sua maioria as Pátrias são evoluções que se diluem no tempo sem um momento definido, havendo mesmo Pátrias que não se podem definir como sendo um país, mas se misturam e confundem com vários países.

carta de Pero Vaz de Caminha

O Brasil é um desses raros casos em que se pode definir as condições, a data exata e quem foram os cidadãos que o fizeram nascer como uma nova Pátria.


A viagem de Cabral ao Brasil foi documentada por documentos que podemos considerar como certidões de nascimento dessa nova Pátria, e o seu processo de crescimento e formação foram documentados ao longo dos séculos.

Sabemos que,

No anno de mil e quinhentos mandou o Sereníssimo Rei de Portugal D. Manoel huma armada de doze náos [aqui o autor não computa o navio de mantimentos, que completa os 13 navios] ou navios para as partes da índia, e por seu Capitão mór Pedro Alvares Cabral, Fidalgo da sua Casa, as quaes partirão bem appárelhadas, e providas do necessário para anno e meio de viagem. “


“As primeiras náos que mandamos aquellas terras foram em numero de XII, além de uma caravella que levava mantimentos. E sahíram do nosso porto de Lisboa no anno de 1500, no dia 8 de março, para ir a negociar em especiarias e drogas nas regiões da India, além do mar Roxo e Pérsico, em uma cidade chamada Calicut, [...]. Da dita armada foi Capitão General Pedro Alvez Cabral.”



“... mandou Sua Alteza navios, entre grandes e pequenos, em número de 13; Capitão Pedralboro [Pedro Álvares] e um seu feitor, Ali Scorer [Ayres Correa], com o dito Gaspar [um judeu que ia de intérprete da língua indiana], [...]”

“… 12 naus e navios, dos quais 10 grandes, um do senhor don Álvaro, em companhia de Bortolo [Bartolomeo Marchionni], florentino e Hironimo [Girolamo ou Geronimo Sernige] e um genovês, o outro do conde de Porta Alegra e de muitos outros mercadores. “ “[...] o capitão môr della, que por as qualidades de sua pessoa, foi escolhido Pedraluarez Cabral filho de Fernão Cabral [...]. A qual armada era de treze velas, entre naos, nauios, & caravelas: [...] Seria o numero da gente que hia nesta frota entre mercantes & homens d’armas ate mil & duzentas pessoas: toda gente escolhida, limpa, bem armada e prouida pera tão comprida viagem [...]”


Pelos documentos escritos podemos saber que o nascimento da Pátria Brasil, foi uma epopeia de cerca de 1000 pessoas de origem diversificada, composta por cristãos, judeus, árabes, portugueses, genoveses, florentinos e outros corajosos empreendedores de que hoje todos os Brasileiros são herdeiros.


Para além dos textos que atestam o nascimento oficial da Pátria Brasileira, há um belíssimo documento que ilustra a primeira imagem dessa frota que aportou em Terras de Vera Cruz, e esse é o documento que aqui propomos aos nossos seguidores e amigos para decorar o seu espaço e homenagear assim esses mil homens que deram início a essa epopeia que foi, e é a grande Pátria Brasileira.



Esta imagem faz parte de um manuscrito criado em meados dos anos de 1500, e podemos considerar como a primeira imagem da frota de que transportou os primeiros 1000 homens que deram início oficial à Pátria Brasileira.

A imagem reproduz o documento original que não está acessível ao público, possui muitas marcas do tempo e coloração que impede a apreciação do documento na sua totalidade, devido a ser um documento com 500 anos.


Para que fosse possível usar a imagem e apreciar o seu conteúdo, o original foi submetido a restauração digital, respeitando ao máximo cores e traços, tendo assim sido recuperado o seu esplendor como no momento em que foi criado, respeitando o seu conteúdo e mantendo o seu caráter de antiguidade.

Na ® GoianArte, assumimos como principal missão divulgar e possibilitar imagens de valor histórico e cultural, a todos os que se unem sob esse desígnio patriota de ser herdeiros desses primeiros mil homens, que pela diversidade de origem, credo e valores, se uniram nessa epopeia e deram origem a esta grande Pátria que todos acolhe com o objetivo comum de construir um futuro próspero para todos os que se abrigam sob a sua bandeira.


Possuir uma reprodução dessas imagens e exibir na sua casa ou empresa, mais que ocupar um espaço com algo inexpressivo e vazio de valor, é exibir e transmitir a quem chega ou visita o seu espaço, o orgulho de pertencer a essa linhagem que criou ao longo dos séculos e projeta no futuro a grande Pátria Brasileira.






A reprodução é feita com elevada qualidade, permitindo observar os pormenores das naus que demandaram as "Terras de Vera Cruz" em 1500 sendo uma imagem muito interessante para os apaixonados pela náutica.


Identificando os comandantes e as naus descrevendo acontecimentos mais significativos durante a viagem.







Toda uma riqueza de detalhes que nos orgulha de poder proporcionar a todos em exclusividade, pela primeira vez no Brasil, esta maravilhosa imagem repleta de significância histórica.

Disponibilizamos a imagem na nossa loja em formatos padrão que pode aceder clicando nas imagens, contudo podemos executar a reprodução em outros tamanhos e em outros materiais de suporte, para isso entre em contato conosco clicando > aqui < ou pelo whatsapp clicando em qualquer um dos ícones da aplicação nas páginas do site.












Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page